O Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é a síndrome comportamental mais prevalente na infância, sendo uma causa muito comum de consultas neuropediátricas. Ele não é um transtorno específico do aprendizado, mas seus sintomas podem causar muito impacto na vida escolar e também profissional durante a vida adulta. 


Os sintomas de hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção  devem ocorrem frequentemente, além de estarem presentes em mais de um ambiente (por exemplo, escola e casa). Também é necessário que tais sintomas persistam por pelo menos seis meses, estar presente antes dos 12 anos e causar prejuízo em atividades acadêmicas, sociais ou ocupacionais. Tais manifestações devem ser excessivas para o nível de desenvolvimento da criança.


O diagnóstico nem sempre é facil, uma vez que exames de imagem são dispensáveis e apenas a observação clínica é necessária. A American Psychiatric Association definiu critérios de consenso para o diagnóstico de TDAH, publicados no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5)  e que são usados no Brasil para este diagnóstico.


Para crianças com menos de 17 anos, o diagnóstico de TDAH no DSM-5 requer ≥6 sintomas de hiperatividade e impulsividade ou ≥6 sintomas de desatenção.  Para adolescentes com idade de 17 anos ou mais e adultos, são necessários   ≥5 sintomas de hiperatividade e impulsividade ou ≥5 sintomas de desatenção.  


Se você desconfia que pode ter o transtorno, vamos fazer um check list? Atenção:  isso não substitui uma consulta médica ou avaliação com especialista!!


Sugiro que  responda as seguintes perguntas  com:

“Nem um pouco”, “ Só um pouco”, “Bastante”, “Demais”


ATENÇÃO 


a) Você frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras?

b) Você frequentemente tem dificuldades para manter atenção em atividades lúdicas?

c) Com frequência você  parece não escutar quando lhe dirigem a palavra?

d) Com frequência você não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais?

e) Com frequência tem dificuldades para terminar tarefas ou atividades?

f) Com frequência você evita, antipatiza ou reluta em envolver-se com tarefas que exigem esforço mental constante?

g) Com frequência você perde coisas necessárias para tarefas ou atividades?

h) É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa?

i) Com frequência você apresenta esquecimento em atividades diárias?


HIPERATIVIDADE


a) frequentemente agita mãos ou pés ou se remexe na cadeira?

b) frequentemente abandona sua cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que se permaneça sentado?

c) frequentemente corre ou escala em demasia em situações nas quais é inapropriado?

d) frequentemente tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente com atividades de lazer?

e) está frequentemente “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor”?

f) frequentemente fala em demasia?


IMPULSIVIDADE


h) frequentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas?

I) com frequência tem dificuldade para aguardar sua vez?

j) frequentemente interrompe ou se mete em assuntos dos outros?


Se você respondeu “bastante” e “demais” em mais cinco ou seis itens, procure um médico de sua confiança para esclarecer suas dúvidas. 


Dra Janayna Lima do Vale

CRM-SP 173057